Colmeias

A Hexacell possui uma variada linha de tipos de colmeia para produção de portas, divisórias, painel tamburato no setor moveleiro, linha automotiva e outras aplicações.
Os produtos possuem uma grande versatilidade, proporcionando novas possibilidades de aplicação nos mais diversos segmentos.
Com grande estabilidade dimensional e resistência garantida, o uso da colmeia permite um esforço mínimo das ferragens necessárias para montagem e funcionamento dos produtos em que for utilizada.
Além de possuir um baixo custo, os produtos Colmeia são 100% recicláveis e respeitam todas as leis ambientais.


Se o produto que pretende fabricar for prensado a frio, a colmeia indicada é a “colmeia convencional”. Agora se o produto a ser fabricado é prensado a quente (com temperaturas de até 95ºC) as colmeias indicadas são as “colmeias com furação ou canais de ventilação”, para que os gases que se formam em virtude da temperatura aplicada, sejam eliminados do interior de cada favo da colmeia, evitando que se tenha empenamento no painel. É imprescindível que o quadro tenha algum tipo de escape para os gases.
Depende da resistência pretendida para o seu produto. Via de regra, quanto menor é o Favo (Definido pela letra “F” no esquema acima) maior é a resistência à compressão. As aberturas de colmeias são definidas pelo quadro abaixo auxiliando na decisão de qual é a melhor estrutura para aplicação em seu produto. Possuímos um laboratório interno equipado com aparelhos de última geração garantindo controle no padrão de resistência. Isso é de fundamental importância, pois, além de auxiliar na definição do tipo de colmeia, também orienta qual o limite de pressão em que seus equipamentos podem operar.

Tamanho
Medidas em mm
Capacidade de resistência de compreensão 
Abertura de 3/8"
9.52mm     
5 toneladas
Abertura de 1/2"
12.7mm     
4 toneladas      
Abertura de 3/4"
19.05mm
3 toneladas
Abertura de 1"
25.4mm
2 toneladas
Abertura de 2"
50.8mm
1 tonelada

A espessura da colmeia em nosso processo é bastante rigorosa, ela pode variar de 0,2 mm para mais até 0,2 mm para menos da medida nominal” demonstrada pela letra “E” do esquema acima. A “medida nominal” é aquela que corresponde à espessura do quadro onde, geralmente, a colmeia esta ou será aplicada. Para que você tenha um painel de boa qualidade também é necessário que o quadro, ou as molduras, quer sejam de madeira como (pinus, eucalipto, MDF, HDF) ou de outros materiais, respeitem também as medidas com suas tolerâncias. É comum, e quase que inevitável problemas quando as medidas de espessura do quadro não são respeitadas.
O comprimento e a largura da peça são confeccionados de acordo com a necessidade. Temos possibilidade de fabricação de colmeia continua com ou sem ventilação em todas as aberturas devido ao nosso processo de fabricação de ultima geração. Este processo continuo, é indicado para produção em grande escala com processo de expansão automatizado.

Conheça mais aplicações